Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bolo de Rolo

Vendemos em Portugal o tradicional Bolo de Rolo de Pernambuco, para sua comodidade entregamos em sua casa!

Bolo de Rolo

Vendemos em Portugal o tradicional Bolo de Rolo de Pernambuco, para sua comodidade entregamos em sua casa!

A história do Bolo de Rolo

O Bolo de Rolo, iguaria oriunda dos portugueses, foi introduzida no Brasil unicamente pelo Estado de Pernambuco. O verdadeiro bolo de rolo, muitas vezes comparados a outros tipos de “Bolos Enrolados” como Rocambole, bolo de goiaba, entre outros, tem uma receita e forma única de ser feito.

Começo por lembrar que as damas portuguesas se instalaram, nessa terra a que primeiro chamaram Ilha de Vera Cruz, nas casas grandes dos engenhos de açúcar.Com elas vieram, na bagagem, suas cozinhas como tinham em Portugal - chaminés francesas, fogões, fumeiros, pesados tachos de cobre, caldeirões, alguidares e potes. Mas acabaram fazendo muitas adaptações.
Primeiro tiveram que dividir espaço na cozinha com índias e com escravas africanas. Depois aprenderam com essas índias que, no nosso calor tropical, melhor lugar para colocar a cozinha era fora da casa. Debaixo de um "puxado". Passando então a usar "jirau" (mesa com varas de madeira que servia para cortar e limpar as carnes), "tempre" (tripé de pedra ou ferro onde se apoiavam os panelões no fogo) e utensílios que não conheciam na Europa - panela de barro, colher de pau, pilões, urupemas, cuias, e cabaças.

Tiveram também que esquecer ingredientes que estavam habituadas a usar - maçã, pêra, marmelo, amêndoas, pinhões, cravo, canela e gengibre. Em troca provando novos gostos da terra - caju, goiaba, banana, abacaxi, castanha de caju, amendoim, milho, coco, mandioca. Mas, sobretudo, começaram a modificar boa parte das receitas originais que faziam em sua terra distante. Substituindo ingredientes.

Assim nasceu no Nordeste o Bolo de Rolo, a partir de adaptação do "colchão de noiva" português - trocando, na receita, seu recheio de amêndoa por um de goiaba. E passou-se a enrolar esse bolo em camadas cada vez mais finas. Como um rolo. O nome vem daí. A receita é a mesma, em todos os estados do Nordeste. Mas o de Pernambuco é diferente de todos os outros, pela maneira de fazer. Sobretudo pela delicadeza no jeito de enrolar as camadas.

Durante muitos anos esse bolo ficou restrito aos senhores de engenho, e posteriormente aos governadores de Pernambuco, se tornando popular posteriormente.

Pela Lei Ordinária Nº 379/2007 o bolo-de-rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.

Tradicional Bolo de Rolo (2).jpg